quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Basicamente há dois tipos de lâmpadas:

de incandescência ou de filamento;
de descarga.

Já sabemos que incandescentes são as lâmpadas com um filamento. Este, aquecido pela corrente eléctrica fica incandescente e emite luz. São as lâmpadas mais vulgares e mais baratas.
Igualmente já sabemos que as lâmpadas de descarga não têm filamento e a luz é obtida por acção de uma descarga eléctrica entre dois eléctrodos, no seio de um gás.

• Escolha dos aparelhos de iluminação

A escolha do aparelho de iluminação, vulgarmente chamado de armadura ou ainda de luminária, pode resolver problemas de ofuscamento e impõe o tipo de iluminação a obter:


Os princípios a adoptar são:

Todos os objectos e superfícies do campo visual devem ter brilhos diferentes;
As superfícies do centro do campo visual não devem apresentar um contraste superior a 3:1.




Boa distribuição da luz. Não encandeamento

O encandeamento surge quando há uma distribuição muito desigual da luminosidade no campo de visão ou seja, quando algumas partes estão excessivamente iluminadas em relação à iluminação geral.

Ambiente Luminoso

O nível de iluminação a obter, e que se exprime em lux como já sabemos, deve ser adequado ao tipo de actividade, à duração do trabalho e à idade dos trabalhadores.
Também já sabemos que as actividades mais minuciosas e/ou mais demoradas exigem maiores níveis de iluminação.
Efectivamente, consultando uma tabela de níveis de iluminação adequados a diversas actividades verificamos, por exemplo:



A adequação da iluminação à actividade coloca-se não só em termos de quantidade de luz ou seja no nível em lux, como também em termos de qualidade da mesma luz.
Como já se disse, o problema da quantidade de luz resolve-se colocando mais lâmpadas, lâmpadas de maior potência ou lâmpadas de melhor rendimento luminoso.
O problema da qualidade da luz resolve-se escolhendo a tonalidade de luz adequada e principalmente considerando a capacidade de restituição de cores da luz de que se falará mais à frente.

Ambiente Climático

A primeira qualidade de uma calefacção ou de uma climatização é promover uma temperatura artificial dentro de um lugar fechado. Se trata de canalizar e distribuir os efeitos da maneira mais conveniente de uma fonte de energia, quente ou fria.
Com o clima em muitos lugares requer refrigeração no verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente.
A temperatura mínima ideal para o corpo humano é as ordens de 18 graus C. Abaixo desta temperatura, o corpo deve defender se contra uma perda exagerada do seu próprio calor, que se traduz em uma sensação de frio, tanto maior quanto a temperatura vai baixando. O frio excessivo resulta em um mal-estar, incomodo e falta de conforto.

A nível global, o ruído encontra-se presente em diversas formas, sendo as principais:

• Tráfego (sobretudo estradas movimentadas, aeroportos, comboios);
• Indústria (laboração de fábricas, actividades comerciais e serviços (ar condicionados, arcas frigorificas, actividades de carga/descarga);
• Actividades ruidosas (feiras, festas, discotecas, estaleiros);
• Ruído provocado pelas pessoas e animais em zonas residenciais (bater portas, chorar de bebés, ladrar de cães, musica);
• Causas naturais (trovoadas, vento).

Ruído

O ruído pode ser definido como um som indesejável, que constitui uma causa de incómodo, um obstáculo à concentração e à comunicação.
A capacidade auditiva humana apresenta valores diversos, mas em média pode-se afirmar que o ouvido capta sons desde 20Hz até aos 20 KHz, existindo uma gama de valores onde a sensibilidade auditiva é mais evidente 500Hz e 6000Hz.


Note-se que não existe uma linearidade na aritmética do decibel, uma variação de 3 dB(A), corresponde a uma duplicação da fonte sonora. Pelo que pequenas variações podem tornar-se consideráveis.
Deste modo, é possível efectuar medições de ruído em diversos locais a fim de obter valores que nos permitam avaliar o nível de incomodidade, com fim de adoptar medidas para minimizar riscos potenciais.
Quanto maior o peso da carga, maior será a pressão sobre cada vértebra (vide figura ao lado) e cada disco. Quanto mais distante do corpo, maior será a pressão. Cargas que representam o equivalente a apenas 10% do peso do corpo, já causam problema à coluna.










A postura correcta do indivíduo ao trabalhar com o computador doméstico (posição da coluna, das pernas, a altura dos olhos, etc.) está esquematizada na figura ao lado. Quando as pernas e os pés não estão bem apoiados, por exemplo, podem ocorrer caimbras após um certo tempo de operação. O encosto da poltrona, também deve ser curvo e ajustar-se às costas, sempre que possível.
Quanto à posição de trabalho em pé ou sentado, diz a Norma número 17 do Ministério do Trabalho - MTE que: "sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição."
O trabalho em pé favorece a incidência do alargamento das veias das pernas (varizes) e causa edemas dos tecidos dos pés e das pernas.













A penosidade da posição em pé pode ser agravada se o agricultor tiver ainda que manter posturas inadequadas dos braços (acima do ombro, p.ex., como na colheita do cacau mostrada na foto ao lado), inclinação ou torção do tronco (como na colheita da laranja) ou de outras partes do corpo.

Postura Correcta mista

Dentre os distúrbios dolorosos que afectam a humanidade, a dor lombar (lombalgia, dor nas costas ou dor na coluna) é a grande causadora de morbidade e incapacidade para o trabalho, perdendo para a cefaléia ou dor de cabeça; e afecta mais os homens do que as mulheres.








Aos 30 anos de idade, inicia-se um processo de dessecação progressiva dos discos da coluna vertebral, que sofrem maior risco de rompimento e arrancamento, por perda de elasticidade e resistência. Hérnia de disco e "bico de papagaio" são doenças comuns da coluna lesada.

Recomendações gerais para o transporte manual de cargas

Evitar manejo de cargas não adequadas ao biotipo, à forma, tamanho e posição;
Usar técnica adequada em função do tipo de carga;
Procurar não se curvar; a coluna deve servir como suporte;
Quando estiver com o peso, evite rir, espirrar ou tossir;
Evitar movimentos de torção em torno do corpo;
Manter a carga na posição mais próxima do eixo vertical do corpo;
Procurar distribuir simetricamente a carga;
Transportar a carga na posição correcta;
Movimentar cargas por rolamento, sempre que possível;
Posicionar os braços junto ao corpo;
Usar sempre o peso do corpo, de forma a favorecer o manejo da carga;



A mecanização das actividades pode ser feita com o emprego de: polias, transportadores de correia, talhas empalhadeiras, carrinhos de transporte, elevadores, guindastes, pontes -rolantes, etc. A foto à esquerda mostra uma pilha de sacas sendo içadas por meio de cabos accionados por guindaste (que não aparece).É claro que o uso desses equipamentos representa um custo de investimento, razão porque devem ser adquiridos e empregados apenas quando forem constantemente utilizados. A figura da direita apresenta uma esteira rolante ou transportador de correia, muito usado no manuseio de sacas e outros materiais.



Na figura da direita, a técnica indicada para a movimentação lateral de carga (no caso, um barril) é a seguinte: posição dos pés em ângulo de 90 graus, para evitar a torção do tronco. No outro croqui, em que o modelo carrega uma caixa, o porte da carga é feito com os braços rectos (esticados), de modo a obter menor tensão nos músculos dos mesmos.
A movimentação manual de cargas é cara, ineficaz (o rendimento útil para operações de levantamento é da ordem de 8 a 10%), penosa (provoca fadiga intensa) e causa inúmeros acidentes. Portanto, sempre que possível, deve ser evitada ou minimizada.

Transporte manual de cargas



O transporte manual de cargas é uma das formas de trabalho mais antigas e comuns, sendo responsável por um grande número de lesões e acidentes do trabalho. Estas lesões, em sua grande maioria, afectam a coluna vertebral, mas também podem causar outros males como, por exemplo, a hérnia escrotal.

A figura ao lado mostra a técnica correcta para o levantamento de cargas (caixa, barra, saco, etc.). O joelho deve ficar adiantado em ângulo de 90 graus. Braços esticados entre as pernas. Dorso plano. Queixo não dirigido para baixo. Pernas distanciadas entre si lateralmente. Carga próxima ao eixo vertical do corpo. Tronco em mínima flexão.

Digitação
Na digitação evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, procure realizar uma digitação suave; conserve as mãos rectas.
Conforto para os olhos
Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelão sobre ele. Ou, então, compre uma protecção antiofuscante, também conhecida por protector de tela.
De olho na tela
A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.
Conforto para o corpo
Quando você esta de pé, seu peso é distribuído pela coluna lombar, favorecendo o equilíbrio do corpo. Permanecendo horas sentado, sua coluna recebe uma dose de esforço extra. Nesse caso, procure manter a curva natural das costas (em formato de S). Uma boa dica: coloque um travesseiro na parte inferior da coluna para ajustar a curva lombar.
Atenção com a cabeça e o pescoço
As dores de coluna estão, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da cabeça e do pescoço. Para reduzir as chances de lesões na cabeça e no pescoço, evite torcê-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, também, um suporte de papéis para eliminar movimentos laterais com a cabeça.
Capriche na cadeira
Priorize a compra de uma cadeira confortável, óptimo acessório para minimizar o estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustável (para frente e para trás), que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a região lombar, descanso de braço com almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas.

Boa Circulação
Digite com os braços formando um ângulo de 90 graus. Isso é importante para garantir a boa circulação sanguínea nos membros superiores.

No Chão
Pés cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da coluna. Apoie a planta dos pés no chão, permitindo que eles fiquem rectos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os pés. Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.



Parada Obrigatória
É saudável estipular períodos de descanso para a vista. Para cada 2 horas de trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de serviço.
Ambiente Agradável
Ao trabalhar, evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes próximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor.
Passeios Esporádicos
Por mais correcta que seja sua postura, a pressão sobre os discos lombares aumenta em até 30% quando você está sentado. A Nasa realizou uma serie de estudos com gravidade zero e descobriu que um corpo em descanso posiciona-se entre o estado de sentar e o de deitar. Como não existe uma fórmula exacta, os especialistas aconselham que cada profissional escolha a postura que mais lhe agrade com coerência, é claro. Aliado a isso, eles dizem que sentar de uma maneira segura se resume em levantar-se de vez em quando.
Teclados Ergonómicos
Não se empolgue com a bela aparência desses periféricos. Prefira os modelos com suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nível físico do teclado - nunca a baixo.
Esforço Repetitivo
Dores nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigamento dos dedos são os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo, doença crónica que atinge ombros, braços, pulsos e mãos. Nunca ignore os possíveis sintomas. Deixar para lá pode ser muito pior.
Luz
A iluminação precisa ser controlada para não se sobrepor à tela ou produzir reflexos indesejados. Dê preferência aos lustres com ajuste manual. Confira se a luminosidade está adequada: olhe para a tela do micro - não pode haver pontos de luz notáveis atrás ou ao redor dela.

Pernas Livres
Uma mesa de trabalho inadequada pode causar dores na nuca, nas costas e na cabeça. Considere a utilização de um móvel que permita bom espaço para movimentação das pernas e ofereça altura suficiente para posicionar o teclado de forma correcta - aproximadamente 70 centímetros do chão.
Fadiga
Distancie seus olhos do monitor a cada 10 minutos, focalizando-os o mais longe possível durante 5 segundos. Esse procedimento minimiza a fadiga ocular.
O Poder do Mouse
Quando você utiliza o mouse, movimenta os músculos mais fortes do ombro e dos braços. Por isso, tenha cautela ao manusear o periférico. Não use força para clicar ou mover o mouse; mantenha o pulso numa posição neutra; altere a postura das mãos durante o trabalho.

Postura Correcta a Frente do Computador


Firmeza do assento



Firmeza do assento
Para que uma pessoa tenha uma boa postura na posição sentada, o assento da cadeira ou sofá deve ser firme o suficiente para impedir que a pessoa se afunde ao sentar e aumente a flexão da coluna lombar, forçando as articulações vertebrais.



Altura do assento

A altura ideal de um assento deve ser aquela em que a pessoa sentada mantenha ângulo recto nas articulações dos joelhos e tornozelos. Para as pessoas mais baixas que não conseguem encostar os pés no chão, o uso de um apoio para os pés auxilia a manutenção da postura correcta.



Suporte lombar
Mesmo estando sentado em uma cadeira adequada, a manutenção da postura correcta é uma tarefa difícil já que há uma fadiga dos músculos estabilizadores do tronco. O apoio lombar vai exercer um suporte na coluna, recuperando a lordose lombar fisiológica e reaproximando a coluna de sua conformação anatômica, reduzindo assim a fadiga muscular. O suporte lombar ajustável permite ao paciente experimentar diferentes posições até encontrar a mais confortável para a sua coluna.




.
Escolha da cadeira adequada
Sentar bem em uma cadeira requer primeiramente uma cadeira com dimensões apropriadas para o nosso corpo. Ao sentar em uma cadeira você deve ter os 2 pés apoiados no chão, o assento deve ser firme e profundo o suficiente para suportar as nossas coxas, não forçando o ângulo posterior dos joelhos e ter apoio para os antebraços. As bordas anteriores do assento devem ser arredondadas.
O encosto da cadeira é essencial para fornecer estabilidade para a pessoa que se senta. Numa situação de trabalho o encosto deve ser levemente inclinado para trás, pois o encosto em ângulo recto não nos dará suporte e tenderemos a escorregar o quadril para frente. O uso de um apoio lombar pode ajudar na manutenção de uma boa postura sentada, exercendo um suporte na coluna lombar e influenciando a postura global da coluna vertebral e reduzindo a fadiga muscular.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Errado Certo
A posição sentada é a posição mais frequentemente adoptada pela maioria das pessoas nas actividades profissionais, domésticas e no lazer. Pessoas que passam longos períodos sentadas sofrem mais de dor nas costas do que pessoas que se movimentam mais. Desta forma, é importante considerar como ficamos sentados, que tipo de cadeiras utilizamos e o que podemos fazer para prevenir a dor nas costas.

Como se sentar





A Posição Sentada






Errado Certo




A posição sentada é a posição mais frequentemente adoptada pela maioria das pessoas nas actividades profissionais, domésticas e no lazer. Pessoas que passam longos períodos sentadas sofrem mais de dor nas costas do que pessoas que se movimentam mais. Desta forma, é importante considerar como ficamos sentados, que tipo de cadeiras utilizamos e o que podemos fazer para prevenir a dor nas costas.




quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Hergonomia

Como se levantar?










Certo Errado
Certo: inclinar o corpo para frente sem tencionar os músculos do pescoço e costas, estender os joelhos enquanto leva a cabeça e o tronco para frente e para cima, até chegar à posição em pé.
Errado: a cabeça está retraída encurtando os músculos do pescoço e tronco, desta forma, os discos intervertebrais ficam comprimidos, podendo resultar, a longo prazo, no aparecimento de hérnia de disco.